+55 11 3865 8319 contato@lucianogibran.com.br

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que utiliza microcâmera, telescópio e fibra ótica, além de instrumental específico de pequeno diâmetro. Contribui para diagnósticos em casos de dor pélvica até grandes procedimentos cirúrgicos, como a retirada de miomas (miomectomia) e retirada do útero (tanto para doenças benignas quanto para malignas).

É a melhor opção no tratamento cirúrgico da endometriose, já que permite identificar lesões pequenas não visíveis na cirurgia convencional. Além disso, proporciona uma recuperação bem mais rápida, com mínima dor no pós-operatório e menor dano estético ao paciente, pois as incisões são mínimas.

Infelizmente a cirurgia ainda hoje, conta com poucos profissionais habilitados a realizar a técnica, que pode ser executada em praticamente 100% dos casos das cirurgias ginecológicas benignas e algumas cirurgias para tratamento de neoplasias malignas. Ou seja, quase todas as intercorrências de cirurgias ginecológicas podem ser feitas com a técnica de videolaparoscopia e o limite é a experiência do cirurgião.

Leia mais sobre a técnica aqui.